Blog

Setembro Amarelo e a importância de cuidar da saúde mental

Setembro Amarelo e a importância de cuidar da saúde mental

Criado em 2015 pelo Conselho Federal de Medicina, Centro de Valorização da Vida e a Associação Brasileira de Psiquiatria, o Setembro Amarelo é um mês de campanha para conscientização da população sobre a prevenção do suicídio.

 

Apesar desse assunto ser um pouco delicado, é preciso conversar sobre o suicídio e também sobre as maneiras de preveni-lo, sendo o cuidado à saúde mental uma das formas mais importantes.

 

Saúde mental e suicídio

 

Devemos compreender que o comportamento suicida é um fenômeno bastante complexo e independe de classe social, gênero ou idade, podendo afetar qualquer indivíduo. Apesar de poder ser desencadeado por diversos fatores, a depressão costuma ser um dos motivadores principais para que a pessoa pense em tirar a própria vida.

 

Números apontam que a depressão está relacionada a 50% dos casos de tentativa de suicídio e a 65% dos suicídios consumados. A depressão é uma doença psiquiátrica, caracterizada por alterações de humor e apatia, além de um sentimento permanente de tristeza, desesperança, dor e amargura.

 

Alguns quadros clínicos também podem estar relacionados à tentativa ou consumação do suicídio devido ao desenvolvimento da depressão. Geralmente, doenças que afetam o sistema nervoso central estão relacionadas à essa tendência como, por exemplo, a esclerose múltipla, traumatismo craniano e epilepsia.

 

Além da depressão, outros problemas mentais também podem motivar o suicídio, como a esquizofrenia e o transtorno de personalidade limítrofe, por exemplo.

 

Sendo assim, podemos afirmar que a saúde mental está diretamente ligada ao suicídio. Por isso é tão importante o apoio de amigos e familiares para a aceitação do problema e a busca por ajuda médica especializada.

 

Caso venha tendo pensamentos suicidas ou conheça alguém que esteja passando por esse problema, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida pelo número 188. A ligação é gratuita e lá você receberá apoio emocional e orientação sobre quais as atitudes são mais recomendadas nesses casos.

 

Tem dúvidas ou quer expor alguma experiência relacionada ao assunto? Deixe no campo de comentários. Vai ser ótimo poder contar com a sua interação e te ajudar. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.