Saiba Mais: O que faz um Angiologista?

Você provavelmente já deve ter ouvido os termos angiologia ou angiologista por aí, contudo, muita gente não faz ideia do que trata esta especialidade médica. Em termos gerais, o angiologista é o profissional da medicina especializado no cuidado do sistema circulatório, formado por vasos sanguíneos (veias e artérias) e linfáticos.

Em países como a França, por exemplo, a especialidade está diretamente relacionada com a cardiologia, enquanto no Brasil é unificada à cirurgia vascular. Deste modo, o angiologista e cirurgião vascular têm como responsabilidade tanto analisar e diagnosticar doenças vasculares que podem ser tratadas clinicamente quanto corrigir as patologias por meio cirúrgico.

Indicada em especial para o tratamento de varizes e vasinhos, a angiologia atua principalmente sobre as doenças circulatórias em sua fase inicial e na prevenção das mesmas, por meio de recomendações sobre cuidados com a alimentação, hábitos saudáveis e prescrição de procedimentos e medicamentos. Outras doenças que também podem ser diagnosticadas por esta especialidade são: trombose venosa, aneurismas, pé diabético, arteriosclerose, lesões das artérias carótidas, entre outras.

O sistema vascular é essencial para o funcionamento de todo o corpo, afinal, é através dele que nutrientes e oxigênio são transportados para as células, e, por isso, a angiologia se mostra tão importante. Afinal, através do diagnóstico precoce de doenças vasculares é possível realizar um tratamento mais eficaz. Por isso, em caso de dúvidas, não deixe de marcar uma consulta!