Blog

Qual é a diferença entre varizes e vasinhos?

Qual é a diferença entre varizes e vasinhos?

Apesar de ambos serem desordens relacionadas às veias, as varizes e os vasinhos possuem diferenças e é sobre isso que explicaremos nesse artigo. Você sabe quais as principais diferenças? Confira abaixo:

 

Qual a aparência dos dois?

 

Os vasinhos são veias pequenas, fininhas, e na pele assemelham-se à teia de aranha. Essas veias, normalmente, possuem menos de 1 mm de diâmetro e podem variar de tons nas cores vermelho e roxo.

 

Já as varizes são veias inchadas, de maior calibre sob a pele, possuindo tons na cor azul que podem variar.

 

Qual é a causa dos vasinhos e das varizes?

 

Os vasinhos geralmente possuem causas genéticas, contudo, podem ser provocados pela obesidade, uso de hormônios femininos e também pelo fato de permanecer rotineiramente longos períodos em pé ou sentado, por exemplo.

 

As varizes geralmente são provocadas pelo mau funcionamento de válvulas venosas que têm como função regular o fluxo sanguíneo. Quando essas válvulas apresentam mau funcionamento, a pressão no interior das veias aumenta, resultando no seu dilatamento e alongamento.

 

Quais são os sintomas de ambos?

 

Os vasinhos geralmente não apresentam riscos para o paciente e o tratamento é indicado, principalmente, para melhorar a aparência estética da pele, não causando nenhum sintoma relacionado a dor ou inchaços, por exemplo.

 

As varizes costumam vir acompanhadas de sensação de peso nas pernas, inchaços e dor. Além disso, dependendo da sua extensão e gravidade, elas podem provocar até mesmo uma trombose seguida de embolia pulmonar, o que pode ser fatal.

 

Entendeu as principais diferenças entre vasinhos e varizes? Caso ainda tenha dúvidas ou sugestões sobre o tema é só deixar no campo de comentários. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.