Pé diabético pode levar à amputação: Fique ligado nos sintomas, prevenção e tratamento

O que é Pé Diabético e qual é a causa?

O pé diabético é uma série de alterações que podem ocorrer nos pés de pessoas com diabetes não controlado. As infecções ou problemas na circulação dos membros inferiores estão entre as complicações mais comuns, provocando o surgimento de feridas (úlceras) que não cicatrizam e infecções nos pés. Como foi dito no início do texto, se não for tratado o pé diabético pode levar à amputação.

Quais são os sintomas do pé diabético?

Quando o paciente com diabetes não controlado percebe alterações nos pés como na temperatura, cor, ou deformidade nos ossos por exemplo, ele pode estar com pé diabético.

Entre os principais sintomas estão:

• Formigamento;
  • Perda da sensibilidade local;
  • Dores;
  • Queimação nos pés e nas pernas;
  • Sensação de agulhadas;
  • Dormência;
  • Fraqueza nas pernas.

Geralmente, os sintomas costumam piorar bastante a noite, quando o paciente deita.

Como fazer a prevenção do pé diabético?

A prevenção do pé diabético é essencial para evitar complicações maiores.

É importante examinar os pés diariamente em um lugar que tenha bastante luz. Se não tiver condições de fazer isso sozinho, peça a ajuda de alguém.

Observe se existem frieiras, feridas, cortes, calos, alterações de cor, rachaduras, feridas ou alterações de cor.

Além disso, outras formas de prevenir são:

• Manter os pés sempre limpos. Usar sempre água morna na sua higienização, pois água quente pode causar queimaduras;
  • A toalha usada deve ser macia. Não esfregue a pele;
  • Mantenha a pele sempre hidratada, mas sem passar creme entre os dedos ou ao redor das unhas;
  • Nas consultas, peça ao médico que examine os pés e avise ele, de forma imediata, sempre que observar eventuais alterações;
  • Não ande descalço. Mantenha os pés sempre protegidos, inclusive na praia e na piscina;
  • Use meias sem costura, que seja de tecido de algodão ou de lã. Evite o uso de material sintéticos nos pés, como o nylon.

Mas, no caso de o pé do diabético apresentar alterações, como realizar o tratamento?

Tratamento do pé diabético

Ao perceber alguns dos sintomas, é necessário procurar com urgência um médico para que ele possa te auxiliar da melhor forma possível.

O tratamento irá depender da gravidade e do tipo de lesão no pé. Ele pode contar com:

• Uso de antibióticos;
  • Pomadas antimicrobianas nas feridas;
  • Controle do diabetes a partir de dietas ou medicação.

Em casos mais graves, é necessária uma cirurgia para a retirada da parte afetada. Mas, quando a feriada não é detectada pelo médico ou quando o paciente não segue o tratamento, pode ser necessário amputar o membro ou uma parte dele.

Como você viu, o pé diabético é uma séria complicação da diabetes que pode levar de uma possível amputação até ao óbito, se não for tratado corretamente.

Neste texto, você viu quais são os principais sintomas e como prevenir esse problema.

Além disso, também te expliquei sobre o tratamento e as complicações, caso as orientações médicas não sejam seguidas à risca.

Gostou do artigo de hoje?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, deixe nos comentários que irei te ajudar.