Blog

Exercício Físico - Um grande aliado contra a Trombose

Exercício Físico - Um grande aliado contra a Trombose

A trombose é um problema de saúde bastante sério. Ela ocorre quando há formação de coágulos no interior de um vaso sanguíneo.

Em casos mais graves, quando não tratada corretamente, a trombose pode causar embolia pulmonar – quando as artérias do pulmão ficam obstruídas, podendo levar ao óbito.  

Muitas pessoas não sabem, mas estar por um longo tempo parado, ainda mais em época de quarentena, em que as pessoas passam horas sentadas ou deitadas, pode ocasionar um maior risco de desenvolver a trombose.

Ou seja, quanto mais tempo você passa com as pernas paradas, maiores são os riscos de haver o congestionamento das veias e a formação de coágulos, devido à dificuldade de bombeamento de sangue para o coração.

Por conta disso, a prática de exercícios físicos é uma grande aliada contra a trombose, já que dessa forma você estará movimentando os músculos dos membros inferiores.

Quanto mais esses músculos forem movimentados, maior será o fluxo sanguíneo e menor é o risco da formação dos coágulos nos vasos.

A recomendação é que você faça pequenas caminhadas, mesmo que seja dentro de casa, sempre que for possível, evitando passar mais de duas horas sentado sem movimentar as pernas.

No caso de ter que passar por longos períodos sentado, como em viagens de carro ou avião, ou mesmo em casa, a dica é estar sempre esticando as pernas, contraindo a panturrilha e trocando de posição.

Para garantir de vez que você irá evitar o risco de sofrer com a trombose, a indicação é realizar atividades físicas entre duas a três vezes na semana.

Portanto, praticar exercícios físicos é a melhor maneira de manter a saúde. Por isso, diga não ao sedentarismo.

 Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários, será um prazer lhe ajudar.