Erisipela - O que é? Como tratar? Você sabia que a erisipela é a forma mais superficial da celulite?

O que é Erisipela?

Erisipela é uma infecção bacteriana localizada na camada superior da pele. Geralmente, ela é causada pela bactéria Estreptococos do grupo A, a mesma bactéria que causa as incômodas infecções na garganta. Esse tipo de infecção na pele, mais comumente localizada no rosto e nas pernas, se caracteriza pelo aparecimento de grandes manchas vermelhas e elevadas. Por vezes, a erisipela é acompanhada por outros sintomas, como bolhas na pele, febre e calafrios, por exemplo.

Como tratar a Erisipela?

Felizmente, existem tratamentos que ajudam a acabar com a erisipela em casa mesmo, sem nenhum tipo de internação. Contudo, quadros mais agudos da infecção devem ser tratados em hospital ou clínica especializada.

— Tratamento em casa

A primeira ação é manter a área afetada mais elevada que o corpo para ajudar a diminuir os inchaços. Ou seja, se o problema estiver localizado nas pernas, tente ficar o maior tempo possível na horizontal com as pernas elevadas. Quanto a medicação, é provável que seu médico lhe indique algum tipo de antibiótico, como a penicilina, por exemplo.

— Tratamento em hospital

Esse tipo de tratamento é indicado para crianças, idosos ou em casos mais graves de Erisipela.

Aqui, o antibiótico será administrado diretamente na veia e o médico irá observar a reação do paciente. Não havendo melhora, a medicação utilizada poderá ser trocada. Em caso de dores muito intensas e febre, poderão ser administrados analgésicos ao paciente para que ele se sinta mais confortável.

Além disso, em casos mais extremos da doença, quando há uma evolução muito rápida e, consequentemente, morte do tecido cutâneo na região afetada, pode ser necessária intervenção cirúrgica para remoção desse tecido.

Tem dúvidas ou experiências relacionadas ao assunto? Conte pra gente nos comentários que responderemos o mais brevemente possível.