Blog

Calor e sol em excesso: as varizes pioram no verão

Calor e sol em excesso: as varizes pioram no verão

Você sabia que o verão é a pior estação para as varizes? Seu surgimento, nessa época do ano, é muito mais frequente, assim como a incidência dos seus sintomas, como inchaços, dores, sensação de pernas cansadas e até mesmo sangramentos.

 

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular — SBACV, no verão há um aumento de cerca de 30% nas queixas relacionadas as varizes. O problema é que no verão, devido às altas temperaturas, as veias das pernas acabam se dilatando mais, o que acaba por gerar novas varizes e também a evidenciar os sintomas.

 

Para ajudar a compensar os malefícios do calor para as varizes, algumas atitudes devem ser tomadas:

 

•          Procure se refrescar com frequência durante o dia;

 

•          Evite passar muito tempo em pé e na mesma posição;

 

•          Evite utilizar calçados com saltos;

 

•          Evite tabaco e bebidas alcoólicas;

 

•          Pratique exercícios físicos.

 

Um grande problema evidenciado por especialistas é que as pessoas que possuem varizes não estão muito preocupadas com seus sintomas ou complicações, mas sim com questões estéticas. O que é um erro!

 

Varizes é um assunto sério e, em casos extremos, pode até mesmo levar ao óbito. Por isso, esteja atento e procure um médico para um diagnóstico preciso com posterior condução de um tratamento.

 

Tem dúvidas relacionadas ao assunto? Faça sua pergunta nos comentários. Será um prazer poder contar com a sua interação. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.